Consultora de Marketing Empresarial e Gastronômico. Gestora Gastronômica. Palestrante. Orientadora empresarial. Coach & Mentoring Business, Escritora, Empresária e Executiva, Colunista Jornalística e Blogueira.

Gestora de "SS - Solução em Eventos" - Catering. Buffet. Cerimonial. Gastronomia. Assessoria. Consultoria. Soluções em Eventos.

Deal maker da Empresa "Festa Boa Pra Cachorro" - 1a estrutura formal de Produção e Pet-cerimonial do Brasil, destinado ao desenvolvimento e realização de projetos e eventos (sociais e corporativos) direcionados ao Setor Animal e Segmento Pet, e 1a Deli Pet Gourmet.

Uma das 10 Super Chefs, edição 2011, do programa "Mais Você" na Rede Globo.

“É muito melhor ousar coisas difíceis, conquistar triunfos grandiosos, embora ameaçados de fracasso, do que se alinhar com espíritos medíocres que nem desfrutam, nem sofrem muito, porque vivem numa penumbra cinzenta, onde não conhecem vitória nem derrota”. (Theodore Roosevelt)

Perfil e estilo


O lado A – “o Raio-X”

A formação acadêmica e intelectual de Shirley Santos não foge aos padrões pré-concebidos e aguardados de quem tem uma definida personalidade. Carioca - mas acima de tudo, brasileiríssima!!! Empresária, executiva e profissional da área de Gastronomia, Marketing e administração de Negócios, com formação e capacitação técnica, intelectual e cultural nas áreas de Marketing, Gestão de Pessoas, Psicologia, Artes Cênicas e módulos da Gastronomia. Aprecia as ciências esotéricas com ênfase na “matemática e metafísica numerologia”, a alquimia e a física quântica.


Em seu “puzzle” curricular e cultural afloram as experiências junto a grandes empresas nacionais e transnacionais nas áreas de base até direção, gestão e liderança, auditoria; nos mercados financeiro e de saúde, marketing e qualidade, atuando ora como contratada, ora como consultora e, também, em outros nichos ligados aos Setores de Alimentação, Entretenimento e Hospitalidade, Cerimonialista, Mestre de Cerimônias e Produtora de Eventos Gastronômicos, Culturais, Sociais e Animal (Pets). 

É palestrante e orientadora educacional nas áreas de Marketing, Qualidade, Liderança, Gestão Gastronômica, Segmentos da Gastronomia, Artes Cênicas, dentre outros.

A autoria de três livros, e o quarto sob criação, todos ainda inéditos e aguardando o momento certo para serem levados a público, assim como a direção de marketing e comunicação de uma Câmara de Comércio Internacional e um Instituto de Políticas Governamentais também constam desta eclética experiência de vida.


No âmbito pessoal, é intensa e profundamente apaixonada por gente, bichinhos, natureza e gastronomia - isso acho que nem se precisaria falar! Amor este aprendido desde antes de nascer, no seio de sua grande, barulhenta e unida família que sempre foi dada a deliciosos encontros familiares, onde todos se envolviam no processo da colheita e preparo das guloseimas orgânicas e gastronômicas para todos os componentes da família - tanto os de 02 pés, como os de 04 patinhas porque criavam e paparicavam lindos cãezinhos durante muitas décadas! - e, agora, na onda da nostalgia e toda esta deliciosa e privilegiada trajetória de vida, consegue unir todos estes detalhes - pessoais e profissionais - em um só coração e ... "Festa Boa Pra Cachorro! E Pra Gatinhos também!!!" 


Em 2007 identifica uma oportunidade de mercado inédita no Brasil e, a partir daí, é deal maker de "Festa Boa Pra Cachorro! E Pra Gatinhos Também!" o primeiro Pet-Cerimonial com  Gastronomia Pet do Brasil, nossa Deli Pet Gourmet, localizado no Rio de Janeiro, destinado ao desenvolvimento de projetos e eventos (sociais e corporativos) direcionados ao segmento Pet, desde o seu planejamento, produção, acontecimento, gastronomia até o pós-evento.


Com o advento de sua seleção para o Reality Show da Rede Globo de Televisão - Super Chef - do programa "Mais Você", sagrou-se uma pessoa pública.


O lado B – “a Ressonância Magnética”


“Crie e faça o novo, sempre, e de outra forma”
Quebrando padrões. É a Física Quântica!
Anyway, think about it !!!


Busca a diversidade, a multiespecialidade e a confluência para além dos padrões e sistemas lógicos. Ser multiespecialista é ousar expor, impor, sobrepor e contrapor as duas vertentes cerebrais e suas distintas capacidades. É o lado direito e o lado esquerdo trabalhando em harmonia e, ao mesmo tempo, em desafio contínuo e auto-estímulo.


Visão da Gastronomia

  
Sou titular da celebração de uma cozinha criativa, inventiva e inovadora, inspirada em tradições e diversas influências gastronômicas, porém não aprisionada a nenhuma delas, sempre buscando a valorização de nossas raízes e cultura nacionais, e uma promotora do harmônico casamento entre as “diferenças e as impossibilidades”. Construí um conceito e uma categoria específica e muito peculiar, inédita, a partir de meu universo e entendimento das artes gastronômicas. 




Em síntese: é um entendimento de visão sistêmica e neo-contemporânea do setor, recepcionando uma diferenciada proposta que chamo de “Food Artistic Designer” onde a imaginação e criatividade são residentes e proprietárias, em profunda harmonia com o estilo "Confort Food".


Sobre o Contexto


“Aprecio a estética e o aroma. 
Aproximo a pele para sentir a temperatura.
Observo as formas e cores e calculo a harmonia do conjunto, antes de me deixar prender pela boca, feito um peixe.”


A gastronomia e o prazer de receber bem estão em minha miscigenada árvore genealógica. 
De bisavós e avós italianos, franceses, portugueses e até descendentes de escravos, sendo exímios cozinheiros, apreciadores da boa mesa e anfitriões, até chegar aqui na “terrinha” com uma avó que sai lá das bandas das “Gerais” (Minas Gerais), acabei recebendo como herança deles o jeito para ser anfitriã e me entender profundamente com os “Pratos & Panelas” além de me encantar e emocionar com os resultados que ocorrem na união de simples ingredientes que, sozinhos, não dizem muito e os transformar no que chamo de “Alquimias Gastronômicas”, nomenclatura esta que "batizei" minha griffe de diferenciadas e exóticas criações. 

Gosto de ter tempo para me dedicar a estas “Alquimias Gastronômicas”, de entrar nesta imersão e apreciar cada detalhe desta criação. Isso tudo é uma volta às raízes, a infância, onde tudo começou. Nem preciso fechar os olhos para “ver” um muito alegre passado... Tive a honra de receber do universo duas avós e três tias que sempre fizeram questão de cozinhar aos domingos para a enorme família e ver a todos nós ao redor das fartas, belíssimas e saborosas mesas. A sedução dos aromas, sabores e formas dos pratos, a atmosfera de alegria e confraternização são itens profundamente gravados em minha memória. Ainda hoje posso sentir o cheiro daqueles assados, massas e doces feitos ali, bem na nossa frente, com todo amor e carinho, ver e sentir o colorido e textura das folhas, frutas, ervas, temperos e verduras colhidas nas belas hortas orgânicas feitas nos quintais de casa, e se transformando em saborosos "mosaicos", além do som das músicas, da nossa "gritaria e correria com os cãezinhos" - era uma confusão e "cãofusão" só! - animadas conversas e tilintar dos copos de drinques. 
Um passado que não volta, mas um presente que sempre podemos fazer bem e até mesmo melhor com nossas atuais famílias, colaboradores e amigos. E sempre, sem esquecer, de nossas raízes, nossa Pátria e nacionalidade e de nossas origens.



“Nem alta e nem média. Apenas a ótima gastronomia.”


Criamos a "SS - Solução em Eventos"que é uma prestação de serviços diferenciada.
A fórmula inusitada de “levar” a gastronomia e seus sabores, visuais e aromas até ao consumidor, como diz o seu slogan: “Fazer mais e melhor está em nossa natureza”, vêm seduzindo e surpreendendo o mercado carioca e brasileiro, seja ele o residencial ou o corporativo. Empresas e condomínios fazem parte da Rede de Associados onde seus funcionários, colaboradores e residentes desfrutam de benefícios e “mimos” pensados e criados exclusivamente para eles. 
Quanto à qualidade não precisa nem perguntar ou analisar. Sou categórica. 
Se não for para fazer muito bem feito, em todos os detalhes, agradeço e dispenso. Chamem as demais.





“Doing more and better is in our nature.”
“Fazer mais e melhor está em nossa natureza.”

Minha equipe de colaboradores compreende e vivencia estas experiências a cada etapa do processo e a cada dia que passa; através do treinamento, convivência e atmosfera harmoniosos entre todos. Tem que haver respeito e amor ao que se faz. E, aqui, sobra!

 “O Marketing foi um encontro de afinidades. 
A Gastronomia um encontro de almas.”

Agora tenho a certeza de que dá para você, meu atencioso leitor, perceber o que foi o resultado deste dom aliado à informação no segmento adquiridos e absorvidos nos incontáveis livros, revistas, informes, turismo em diversas cozinhas de diversos restaurantes, hotéis e similares, palestras, e outros "consumidos e degustados" desde a infância, estímulo dos amigos, uma ótima equipe de colaboradores, memórias e bons exemplos de família, unidos também ao meu preparo em planejamento, gestão e marketing que em muito ajudam o caminho de sucesso, qualidade, exigência, satisfação e superação das expectativas dos consumidores, que trazemos ao mercado para você.

É a sinergia, equilíbrio e união do Yin e Yang.
Masculino e feminino.
Positivo e negativo.
Preto e Branco.
Lado A, Lado B, Lado B, Lado A!